terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Importância da internet na Educação

Vivemos hoje num mundo de constantes transformações aos mais diversos níveis: político, social, económico, educativo, tecnológico, etc. Projectos que tempos atrás eram do âmbito da ficção científica, são agora uma realidade entre nós. “Apesar deste desconcertante turbilhão, contudo, uma coisa mantêm-se mais ou menos constante: a limitação da capacidade das pessoas em lidar com a mudança. (...) Com vista a dar resposta a esta necessidade, tem sido enfatizada a necessidade de ‘indivíduos autodirigidos’ que são capazes, seja de conduzir a sua educação, seja de aprender por eles próprios sem a pesada estrutura das instituições educativas” (Candy, 1991, p. xiii). Apesar da grande importância e do grande incremento da investigação sobre a aprendizagem autodirigida no campo da educação (Moura, 1997A; Long, 1992; Candy, 1991), isso não significa que ela seja a única e definitiva resposta para lidar com as constantes transformações contemporâneas. No entanto, é uma forma de aprendizagem que é necessário enfatizar na educação do indivíduo, desafiando-o a “assumir-se como sujeito do seu processo formativo” (Couceiro, 1995, p. 8).
Duas das áreas que mais evoluíram nesta fase final do nosso século foram a informática e as telecomunicações. Nesta década um novo espaço de comunicação globalizou-se e deixou de estar restrito apenas a algumas pessoas: a Internet. Hoje com este meio é possível trocar informações instantaneamente, e acender rapidamente a novas soluções. Assim, é pertinente considerar esta nova ferramenta como um precioso auxílio na aprendizagem, em especial na aprendizagem autodirigida.
Por isso a importância da internet para o crescimento do ensino a distância é acentuada, principalmente se analisarmos os principais benefícios que a internet trouxe para a educação a distância.A internet é interativa, a educação também deve ser. Com a internet tornou-se possível reproduzir praticamente tudo que ocorria em uma sala de aula presencial. Sob esse aspecto a importância da internet é maximizada e a torna uma ferramenta essencial para o crescimento do ensino a distância.
Dentro deste modelo interativo temos: vídeos-aula, provas online, simulados, reprodução de cenários por animações, fóruns entre alunos e/ou professores, etc.
Sem contar que nisso tudo os trabalhos tem se tornado cada vez mais interativos tanto dentro da escola quanto fora dela, hoje a internet tem sido aliada dos alunos e até mesmo no trabalho, nossas fontes de conhecimento só se evoluem com essa tecnologia, na área social tem sido de muito valia para adicionar a sociedade campanhas que evoluem o ser humano a se sentir mais realizado.
A internet tem um papel fundamental no crescimento do ensino a distância e na medida em que novos usuários aderem ao uso da internet sua importância vai sendo maximizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário