sexta-feira, 28 de maio de 2010

"Apresentação Surreal"

A Angústia e a Neurose

Como sabem, NEUROSE é um termo vulgarmente utilizado para exprimir o grupo de algumas doenças psiquiátricas originadas em todo o tipo de neuroses por perturbações psíquicas, que embora possam ser graves os sintomas, os pacientes permanecem conscientes da realidade, por vezes uma consciência mórbida (o que distingue a neurose das psicoses). Algumas Neuroses já foram mencionadas ao longo deste site, como as Manias e Fobias, a Hipocondria, Distúrbio Obsessivo-Compulsivo, etc.
Neurose – NEURASTENIA, que é um termo Freudiano, portanto já pouco usado, muito caído em desuso, que actualmente significa Esgotamento Nervoso, com sintomas como tonturas, dores de cabeça, distúrbios do sono, incapacidade de relaxar, em que domina, como em todas as outras neuroses, distúrbios relacionados com a ansiedade e a angustia, e por vezes ataques de pânico e hipocondria. O termo Neurastenia foi usado por Freud por volta de 1898 também conhecida por NEUROSE de ANGUSTIA. Além dos sintomas já mencionados, Freud descobriu também que o neurasténico tem muita falta de energia, variadas psicossomáticas, especialmente dores no tórax, perturbações do sistema digestivo, estados depressivos, irritabilidade, insónias, muita dificuldade de concentração. Actualmente, o quadro clínico da Neurastenia é interpretado como uma forma crónica de depressão numa personalidade com traços neuróticos marcados. Também a repressão por vezes violenta da agressividade é causa desta neurose. Sob o ponto de vista sintomático considera-se a predominância da ansiedade, e acessos de profunda angústia, sintoma que foi isolado para estudo profundo. Considera-se a angústia um sentimento desagradável, profundamente incómodo, de insuficiência vital, que consome uma existência agitada; é um fenómeno complexo que ataca o organismo inteiro, perturbando com mais ou menos violência a esfera psíquica e o funcionamento córtico visceral. O sentimento de angústia é muitas vezes indefinível, por isso inexplicável. Manifesta-se também por sintomas físicos, como o enfraquecimento das pulsações, falta de ar, tremuras, suor frio, náuseas, dispneia, vertigens, perturbações cardíacas, e outros.
Recentemente também foi definido como sentimento de angústia quando uma criança pequena é afastada dos pais ou do lar. A angústia está intimamente ligada à NEUROSE ANSIOSA, e como tal vamos primeiro definir tanto quanto possível, e aprender algo o que é na verdade a Ansiedade. No entanto, acho necessário dizer um pouco mais sobre o sofrido sentimento da Angústia.
Como disse atrás é um sentimento indefinível, mas martirizante, que hoje é quase colectivo, vindo das infâncias, da vida turbulenta que agita a humanidade. A larga expansão da angústia na nossa época é devida, em grande parte, ás mutações rápidas do nosso meio, ao desenvolvimento das técnicas, das formas de organização, que na maioria se apresentam muito confusas. Também é um sentimento pulsional que nos faz recear, encarar as nossas pulsões que vão retomando o seu domínio e vão determinando uma perda de amor, chegando à hostilidade entre os que nos rodeiam. Sente-se nesta situação uma angústia de solidão e ausência de protecção.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

A Perseverança de Jamily


Filha de Maria José e Élson, Jamily Oliveira Sampaio, nasceu e cresceu numa comunidade no Rio de Janeiro. Lá, teve uma infância simples, mas feliz com o carinho de seus pais. Com apenas três anos e por vontade própria, Jamily despertou para a música. De família evangélica, ela estava na igreja com seus pais como de costume, ficava cantarolando pelo salão, quando um dia o pastor a ouviu cantar e a convidou para cantar na reunião. A resposta foi imediata e positiva. A mãe de Jamily não acreditava que ela tão pequena pudesse cantar, mas Jamily foi, cantou e encantou. Daí, fez três anos de aula de canto para aperfeiçoar ainda mais a sua voz, o dom que Deus lhe deu.